Thursday, March 02, 2006

diario da sierra de gredos

o dia de Cume, ainda era noite quando acordamos, seis da matina mais precisamente, sai duma tenda onde dormiram cinco pessoas preparei a minha mochila com o que precisava para este dia e dirigi-me ao refugio onde tomei o pequeno almoço, enchi o meu cantil com água e fiquei pronto, partimos para o cume às sete da matina, temos de apanhar a neve mais rija e o dia seria longo, numa caminhada lenta a inclinação ia aumentando à medida que nos aproximávamos do Almanzor, fizemos a ascensão pelo corredor do y e quando chegamos ao ultimo reduto antes do cume deparamo-nos com um aglomerado de gente que também pretendia atingir o cume, a visão começa a ser cada vez mais espectacular pois começamos a ver para la das montanhas que protegem o circo, numa imensidão para qualquer que fosse o lado que olhasse-mos, num instante passamos à frente daquela gente que lá estava e preparamo-nos para o ataque final, foi então que na minha cordada uma rapariga deixou cair o seu piolet, prosseguimos o ataque e pouco depois lá estávamos no ponto mais alto daquela cadeia montanhosa, estivemos lá muito pouco tempo, a descida foi efectuada por outro lado, percorremos umas cristas de umas montanhas e começamos a descer e caminhar sobre aquela paisagem soberba e para ajudar estava um dia radiante, paramos para comer um pouco, beber e também conversar, estivemos ali vinte minutos apanhar aquele solzinho maravilhoso e então voltamos à descida, desmontamos as tendas e fizemo-nos ao caminho, agora sim ficou duro, pois o peso quase que triplicou e já tínhamos algum desgaste, mas com algum esforço à mistura chegamos à plataforma de Gredos onde nos desequipamos, despedimos e voltamos à dura realidade com a saudade de lá voltar brevemente, valeu o esforço…

2 comments:

Anonymous said...

Espero que tudo o que faças seja sempre com esse gosto e satisfação...
Beijocas e continua com essa boa inspiração.... Um dia ainda vais publicar umas memórias....
Manela

Mári len said...

a montanha tem mesmo essa magia que nos faz chegar la a cima tds fdd mas com um tremendo sorriso nos labios!